Revista Crítica Social
https://criticasocial.org/news/5f4ae6940e88251e7873f44e
Revista Crítica Social
Quarta-feira, 29 de julho de 2020

Chamada para Publicação

A Revista Crítica Social anuncia abaixo os dossiês temáticos e os prazos para envio de artigos para as próximas edições:

v. 2 (2019) - artigos sobre o tema "Avanços Tecnológicos e Transformações Sociais" podem ser enviados até o dia 11/10/20.

Os avanços tecnológicos tem desempenhado importante papel nas transformações das relações sociais. As novas tecnologias, que podem ser vistas como ferramentas importantes para melhorar a vida das pessoas, inclusive melhorando a comunicação entre elas e aumentando o acesso a informações. Mas as novas tecnologias também podem tornar o próprio ser humano refém desses instrumentos, inclusive produzindo inúmeros problemas, como ciberbullying, fake news, ou mesmo acelerando a vida cotidiana e produzindo um aumento vertiginoso das ansiedades e depressões. O próximo volume de Crítica Social vai mergulhar nesse universo de interrelações entre tecnologias e transformações sociais. O envio do seu artigo pode ser feito até o dia 11 de outubro de 2020.

 

v. 3 (2020) - artigos sobre o tema "Desigualdades e Violências" podem ser enviados até o dia 2/11/20.

Há uma relação direta entre desigualdades e índices de violências. Se você está pesquisando sobre algum tipo de violência (violência urbana, violência de gênero, violência racial, violências psicológicas etc.) e quiser publicar conosco, basta adequar suas pesquisas à reflexão sobre as relações (visíveis ou invisíveis; diretas ou indiretas) dos diferentes tipos de violências com o fenômeno das desigualdaes (econômica, de gênero, racial, de oportunidades, segregação urbana, entre outras). Abandonar essa interrelação entre desigualdades e violências seria produzir pesquisas inviesadas ou incompletas sobre realidades sociais tão conexas e abrir brechas para políticas de combate à criminalidade violenta que se dediquem apenas a aparelhar o sistema investigativo-punitivo, deixando de lado políticas sociais importantes para redução das desigualdades e que surtem efeitos concretos na redução de certos tipos de violências. Os artigos que se alinhem a este dossiê temático poderão ser enviados até o dia 2 de novembro de 2020.

Crítica Social

Share this page
Page Sections